Morning Call 06/05

Bom dia,

Teste Exclusão 06/05/20 às 18:07
Morning Call 06/05

Bom dia,

Divulgação do depoimento do ex-ministro Sergio Moro deixa o cenário político ainda mais sensível. No Brasil, enquanto os investidores aguardam a decisão do Copom, a decisão da Câmara de diminuir a contrapartida dos Estados e municípios para o recebimento do auxílio deve pesar

Em dia de divulgação de decisão do Compom com expectativa por um novo corte na taxa Selic, a turbulência no cenário político deve seguir em destaque.

Além dos desdobramentos da divulgação da íntegra do depoimento do ex-ministro Sergio Moro, os investidores também repercutem o salto exponencial no número de casos do coronavírus, e as 600 mortes em 24h.

No entanto, o bom humor dos mercados internacionais, impulsionados pelos projetos de reabertura de países europeus e algumas regiões dos Estados Unidos, pode amenizar os efeitos da tensão.

Na expectativa por provas e/ou novas acusações feitas ao presidente da República, o Ibovespa desacelerou os ganhos antes mesmo dos investidores conhecerem o teor completo do documento, e terminou 0,75% e as ishares no negative -0,84%.

O câmbio também sentiu o Efeito Moro, fechando o dia com alta de R$ 5,5925, avanço de 1,30% na semana. No documento, Moro expressou o desejo do presidente Jair Bolsonaro de trocar o comando da Polícia Federal do Rio de Janeiro e disse ter 9 provas da tentativa de intervenção do presidente na PF.

Mesmo que o depoimento não tenha trazido nenhuma revelação de teor bombástico, a reação do mercado deve ser de maior sensibilidade com o cenário político, já que o terreno ainda é muito incerto.

A Fitch alterou de estável para negativa a perspectiva da nota da dívida pública brasileira. Atualmente, o Brasil está com nota BB-, três níveis abaixo do grau de investimento.

Na Ásia, onde a as bolsas fecharam em alta, também repercutiu a decisão do banco central chinês de enfraquecer o yuan perante ao dólar, no que parece ser uma tentativa de aliviar as tensões recentes com os Estados Unidos, quando Donald Trump acusou o país pela pandemia global.

Na Europa, as bolsas operam majoritarimente em alta nesta manhã, de olho também na recuperação do petróleo - que tem mais um dia de alta -, e os dados fracos de indicadores econômicos divulgados nesta manhã, incluindo a projeção de que o PIB da zona do euro pode encolher 7,7% em 2020.

Nos Estados Unidos, o mercado sinaliza um dia de ganhos, com os índices futuros avançando em alta firme. O EWZ, negociado em Nova York, já precifica a queda da nota, mas opera em leve alta nesta manhã.

Os dados semanais do fluxo cambial serão divulgados às 14h30.

O leilão tem previsto para hoje um leilão de rolagem de até US$ 500 milhões em swap (11h30) e oferta de RS 4 bilhões em compromissadas de seis meses (12h).Em Brasília, sessão deve promulgar a PEC do Orçamento de Guerra. O texto ainda precisa ser votado em segundo turno. Lá fora, dados preliminares do emprego nos Estados Unidos devem dar o tom. Às 11h30 temos a divulgação dos estoques de petróleo do Departamento de Energia americano.

Popular no momento Unhas Decoradas com Nuvens ou Cloud Nails Empreendedorismo Unhas Decoradas com Nuvens ou Cloud Nails
Empreendedorismo Morning Call 19/03
Empreendedorismo 24/06 Estados Unidos X UE
Precisa de ajuda profissional? Fale conosco. Preciso de ajuda profissional